A região acompanhou a assinatura da portaria que inclui produtores rurais no Cadastur e participou do 13º Encontro dos Dirigentes Municipais de Turismo do RS.
Nos dias 3 e 4 de setembro, a Região Termas e Lagos marcou presença na 48ª Expointer, realizada em Esteio. A comitiva, composta pelo escritório regional de turismo e por representantes dos municípios de Floriano Peixoto, Marcelino Ramos, Getúlio Vargas, Áurea, Entre Rios do Sul e Aratiba, ocupou espaço no estande disponibilizado pela Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) e pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).
O Espaço Turismo Tchê Espera, com 400 m², reuniu todas as regiões turísticas do estado, servindo como uma plataforma estratégica para a divulgação de atrativos, equipamentos e produtos turísticos. Centenas de visitantes conheceram as potencialidades da Região Termas e Lagos, o que fortalece a promoção do destino e estabelece conexões relevantes para o setor.
Na quarta-feira (3), durante a Expointer, o espaço voltado à promoção das regiões turísticas foi palco de um marco histórico: o Rio Grande do Sul tornou-se o primeiro estado brasileiro a assinar a portaria que regulamenta a atualização da Nova Lei Geral do Turismo, incluindo formalmente agricultores familiares e produtores rurais no Cadastur. A medida, defendida pelo secretário de Turismo Ronaldo Santini e consolidada com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Machado Lopes, consolida o RS como Estado-piloto de uma política nacional de estímulo ao turismo rural.
O reconhecimento confere legitimidade a esses profissionais como prestadores de serviços turísticos, fortalece o segmento, valoriza a cultura local e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico das comunidades. Além disso, a inclusão no Cadastur amplia oportunidades de negócio, facilita o acesso a financiamentos e assistência técnica, e fomenta um modelo sustentável e inclusivo de turismo.
Durante todos os dias da Expointer, o estande do turismo recebeu ações coltadas à divulgação da cultura gaúcha e da diversidade turística do estado, potencializando a oferta de experiências autênticas. Colaboradoresda secretaria prestarama atendimento especializado, esclarecendo dúvidas, orientando e oferecendo consultoria aos municípios e visitantes quanto ao processo de cadastro dos produtores rurais no Cadastur.
Na quinta-feira (4), os representantes regionais do turismo participaram no 13º Encontro dos Dirigentes de Turismo do Rio Grande do Sul, promovido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), com o tema "Turismo Rural, Natural e Cultural nos municípios - Financiamentos, Avanços e Desafios". O evento contou com a presença do secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo SAntini; do secretário da Cultura do Estado, Eduardo Loureiro; e do presidente da EMATER, Luciano Schwerz.
A participação da Região Termas e Lagos na 48ª Expointer foi fundamental para ampliar a visibilidade dos destinos que compõem a região, fortalecer redes de colaboração e promover seus atrativos a um público diversificado. A integração com instituições estaduais e demais regiões turísticas consolida parcerias estratégicas e contribui para o fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento regional.
Autor: Rosana S. Dallagnol| CoopTurismo